Avaliação diagnóstica e seu uso no âmbito do projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI

Autores

  • Célia Maria Carolino Pires Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p1

Resumo

No presente artigo nosso objetivo é apresentar algumas reflexões sobre avaliações diagnósticas relativas a números e operações, a partir da produção de alunos dos anos iniciais, por meio de protocolos coletados no início do ano letivo de 2013, no âmbito do Projeto Educação Matemática nos anos Iniciais - EMAI, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Contextualiza o projeto EMAI e situa a discussão sobre avaliação com vistas a trazer contribuições para a melhor compreensão das finalidades da avaliação diagnóstica como instrumento que além de ajudar a investigar os conhecimentos dos alunos, permite aos professores rever conceitos e valores sobre a prática, individualmente, e enquanto grupo de educadores de uma escola e de um sistema de ensino. Mostra reflexos de um trabalho centrado em expectativas de aprendizagem relacionadas aos números naturais, ao sistema de numeração decimal e ao campo aditivo e a necessidade de mais atenção aos problemas e cálculos do campo multiplicativo.

Biografia do Autor

Célia Maria Carolino Pires, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 Professora Titular do Departamento de Matemática e Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa sobre inovações curriculares na Educação Básica e formação de Professores de Matemática. É líder do grupo de pesquisa "Desenvolvimento curricular em Matemática e formação de professores". Participou como elaboradora e coordenadora da equipe de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ministério da Educação do Brasil (2002). Recebeu o Prêmio Jabuti, de melhor livro didático da Câmara Brasileira do Livro (1994) e o Prêmio Capes de Teses da Área de Ensino de Ciências e Matemática, como orientadora de tese de doutorado (2006). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2001/2004) e Presidente da Federação Iberoamericana de Educação Matemática (2003/2004). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da PUC/SP (2005/2007). Organizou e coordenou cursos em Programas de Formação de Professores na rede pública de São Paulo. Em 2007/2008 coordenou o Programa de Orientações Curriculares da rede municipal de São Paulo. Foi Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC/SP no 2o. semestre de 2009. Concebeu e coordenou o Programa de Formação de Formação de Professores em Educação Matemática Profemat, desenvolvido no Estado do Acre. Em 2009/2010 coordenou a elaboração do material da SMESP - Cadernos e Vídeos de apoio e Aprendizagem , relizado junto com a Fundação Padre Anchieta. É consultora do projeto Educação Matemática nos Anos iniciais - EMAI -, na rede pública estadual de São Paulo. É autora de livros didáticos e de formação docente. É membro de corpo editorial de periódicos da área de Ensino.

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Publicado

2014-08-18

Edição

Seção

Artigos