Percepções de professores que lecionam Matemática sobre a Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p139Resumo
O presente trabalho identifica percepções de professores que lecionam Matemática a respeito da inserção de alunos com deficiência em sala de aula regular. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário com participação de 197 professores do estado de São Paulo. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva e uma multidimensional. Os resultados apontam que a maior parte dos professores respondentes não teve em sua formação inicial, nem continuada, um trabalho efetivo relativo à educação especial. Identificou-se também que na maior parte das escolas dos professores não há tecnologia assistiva e materiais didáticos para o trabalho com alunos com deficiência e, quando há, são insuficientes. Os professores demonstraram ser favoráveis à inserção e aos benefícios que a mesma proporciona aos alunos com e sem deficiência e à comunidade escolar na qual estão inseridos, quando se trata de deficiências leves e moderadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).