Percepções de professores que lecionam Matemática sobre a Educação Inclusiva

Autores

  • Silvia Cristina Ravasio Vasconcelos SEE/SP
  • Ana Lucia Manrique PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p139

Resumo

O presente trabalho identifica percepções de professores que lecionam Matemática a respeito da inserção de alunos com deficiência em sala de aula regular. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário com participação de 197 professores do estado de São Paulo. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva e uma multidimensional. Os resultados apontam que a maior parte dos professores respondentes não teve em sua formação inicial, nem continuada, um trabalho efetivo relativo à educação especial. Identificou-se também que na maior parte das escolas dos professores não há tecnologia assistiva e materiais didáticos para o trabalho com alunos com deficiência e, quando há, são insuficientes. Os professores demonstraram ser favoráveis à inserção e aos benefícios que a mesma proporciona aos alunos com e sem deficiência e à comunidade escolar na qual estão inseridos, quando se trata de deficiências leves e moderadas.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Ravasio Vasconcelos, SEE/SP

PROFESSORA DE MATEMÁTICA DA SEE/SP

Ana Lucia Manrique, PUC/SP

Professora do PEPG em Educação Matemática da PUC/SP

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Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Artigos