Percepções de professores que lecionam Matemática sobre a Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p139Abstract
O presente trabalho identifica percepções de professores que lecionam Matemática a respeito da inserção de alunos com deficiência em sala de aula regular. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário com participação de 197 professores do estado de São Paulo. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva e uma multidimensional. Os resultados apontam que a maior parte dos professores respondentes não teve em sua formação inicial, nem continuada, um trabalho efetivo relativo à educação especial. Identificou-se também que na maior parte das escolas dos professores não há tecnologia assistiva e materiais didáticos para o trabalho com alunos com deficiência e, quando há, são insuficientes. Os professores demonstraram ser favoráveis à inserção e aos benefícios que a mesma proporciona aos alunos com e sem deficiência e à comunidade escolar na qual estão inseridos, quando se trata de deficiências leves e moderadas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).