Problemas de ensino e de aprendizagem em perímetro e área de figuras planas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p224Resumo
Este trabalho pretende evidenciar os problemas de ensino e de aprendizagem relacionados às Grandezas Geométricas perímetro e área de figuras planas. O foco de análise incide em verificar o entendimento dos alunos em relação a problemas de perímetro e área; identificar as possíveis dificuldades vivenciadas por professores de Matemática no ensino desses conceitos e compreender como estes analisam as produções e os erros dos alunos. Os dados foram coletados a partir das respostas dos alunos de duas questões retiradas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) de 2007 e 2008, referentes ao cálculo de perímetro e área, entrevista com treze desses alunos e de entrevista com três professores de Matemática que lecionam no Ensino Fundamental. Os relatos dos alunos indicam um sério problema de ensino, visto que não há apreensão dos conceitos. Os professores revelam uma formação docente deficitária e práticas tradicionais de ensino restritas à memorização de definições, repetição de exercícios e atividades pouco significativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).