Geometria e acessibilidade: uma experiência com Alunos do nono ano do ensino fundamental

Autores

  • Rogério de Aguiar Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC. Joinville/SC
  • Valkiria Grun Karnopp Escola Municipal Pedro Ivo Campos. Joinville/SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p239

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma atividade de ensino  desenvolvida em duas  turmas  do nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal Governador  Pedro Ivo Campos do município de Joinville/SC envolvendo o conteúdo de  geometria  tendo como  motivação a  acessibilidade  nas escolas. A atividade foi desenvolvida por meio do projeto “Trânsito inclusivo na escola” onde o conteúdo matemático foi introduzido utilizando-se a metodologia de projetos na escola onde inicialmente foi feita a conscientização dos alunos sobre o tema de acessibilidade e em seguida  solicitado aos alunos que construíssem maquetes,  em escala,  da escola, prevendo as rampas de acesso para deficientes seguindo as  normas legais de acessibilidade.

Biografia do Autor

Rogério de Aguiar, Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC. Joinville/SC

Doutor em Matemática aplicada. Professor do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC. Joinville/SC

Valkiria Grun Karnopp, Escola Municipal Pedro Ivo Campos. Joinville/SC

Graduada em Matemática. Professora de Matemática da Escola Municipal Pedro Ivo Campos. Joinville/SC

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Artigos