A análise de Heurísticas na Resolução de problemas matemáticos

Rosana Cristina Macelloni Alvarenga

Resumo


Esse trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado que teve como objetivos a análise das heurísticas envolvidas numa experiência de ensino por meio da perspectiva metodológica da resolução de problemas e a análise da relação dos alunos do Ensino Médio com a disciplina Matemática. À luz da Teoria Histórico-Cultural, esse trabalho pode contribuir para análise da subjetividade dos processos de formação de conceitos, dos modos de pensar dos educandos face à aprendizagem Matemática, de sua criatividade e raciocínio lógico ao resolver problemas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Os alunos, sujeitos da pesquisa, foram considerados ora como resolvedores, ora como propositores de problemas; os dados foram coletados, em aulas de Matemática, de Maio a Novembro de 2007. Concluimos que a eficiência na sua resolução depende não somente da memória, das ideias prévias e estratégias, mas de todos esses processos enunciados que participam efetivamente da formação do conceito matemático.


Palavras-chave


resolução de problemas; heurísticas; ensino e aprendizagem de matemática; criatividade; raciocínio lógico; formação de conceitos

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p58

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

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