Um levantamento sobre pesquisas com o uso do software Geogebra no ensino de funções matemáticas

Autores

  • Marcos Prado Amaral Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais
  • Ismar Frango Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p90

Resumo

A finalidade dessa pesquisa é, levantar a quantidade de teses e dissertações, que tratam do uso do software Geogebra no ensino de funções matemáticas, com o intuito de validar o tema “Contribuições do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem de funções matemáticas, no Brasil”. Para tanto, foram realizadas buscas, on-line, em publicações no banco de tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no portal de periódicos também da CAPES, no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no site Domínio Público. Como chaves de pesquisas foram definidas as palavras “ensino de funções”, “ensino médio brasileiro” e “geogebra”. Foram encontradas apenas dissertações, e essas foram categorizadas de acordo com os seus objetivos e os procedimentos metodológicos utilizados. Constatou-se que, além de encontrar apenas dissertações, suas defesas foram em pequenos números. Debita-se essa situação à recentes programas governamentais de disponibilização de computadores e laboratórios de informática para as escolas públicas brasileiras. Mas, mesmo sendo poucos, esses trabalhos verticalizam, de maneira epistêmica ou metodológica, o papel mediador do professor nesse novo ambiente pedagógico, pois a maioria das dissertações são oriundas de mestrado profissional, e o método de pesquisa mais utilizado, o estudo de caso com intervenções no ensino, que geram sequências pedagógicas e observações na prática com mediação do professor.

Biografia do Autor

Marcos Prado Amaral, Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e mestrado em Mestrado Em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002). Doutorando na Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é professor 1o. e 2o. graus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais na modalidade presencial e a distância. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: rede de computadores, ciência e tecnologia, sistemas operacionais, segurança da informação e informatica.

Ismar Frango, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui Graduação em Matemática-Informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), Mestrado em Ciências (área: Computação Gráfica) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997) e Doutorado em Engenharia Elétrica (área: Realidade Virtual Distribuída aplicada à Educação) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordena a Especialização em projeto e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Computação e Informática e é colaborador no Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica; é Professor Titular II da Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena o Bacharelado em Ciência da Computação e atua nos Programas de Mestrado (Profissional e Acadêmico) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, Engenharia de Software, Processamento Gráfico, Jogos Digitais, Objetos de Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem Mediados por Computador. Atua principalmente nos seguintes temas: objetos de aprendizagem, padrões de projeto, objetos distribuídos, realidade virtual e aumentada, jogos digitais, ambientes virtuais colaborativos, TICs aplicadas à educação. Recentemente, foi coordenador geral das conferências LACLO 2010, WEI 2010 e WIE 2011, além de coordenador de programa do LACLO edições 2011 e 2012. Atualmente é o Coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação da SBC (mandato 2012-2013)

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Artigos