Um levantamento sobre pesquisas com o uso do software Geogebra no ensino de funções matemáticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p90Abstract
A finalidade dessa pesquisa é, levantar a quantidade de teses e dissertações, que tratam do uso do software Geogebra no ensino de funções matemáticas, com o intuito de validar o tema “Contribuições do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem de funções matemáticas, no Brasil”. Para tanto, foram realizadas buscas, on-line, em publicações no banco de tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no portal de periódicos também da CAPES, no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no site Domínio Público. Como chaves de pesquisas foram definidas as palavras “ensino de funções”, “ensino médio brasileiro” e “geogebra”. Foram encontradas apenas dissertações, e essas foram categorizadas de acordo com os seus objetivos e os procedimentos metodológicos utilizados. Constatou-se que, além de encontrar apenas dissertações, suas defesas foram em pequenos números. Debita-se essa situação à recentes programas governamentais de disponibilização de computadores e laboratórios de informática para as escolas públicas brasileiras. Mas, mesmo sendo poucos, esses trabalhos verticalizam, de maneira epistêmica ou metodológica, o papel mediador do professor nesse novo ambiente pedagógico, pois a maioria das dissertações são oriundas de mestrado profissional, e o método de pesquisa mais utilizado, o estudo de caso com intervenções no ensino, que geram sequências pedagógicas e observações na prática com mediação do professor.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).
