A metacognição na abordagem algébrica do material didático do Gestar II

Autores

  • Luís Renan Leal de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Lúcia de Fátima Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Marcelo Câmara dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n2p166

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar o material didático de Matemática do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, o Gestar II. O referido programa de formação continuada é voltado para professores em serviço nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental em escolas públicas do Brasil e visa elevar a competência de professores e alunos. Nossa pesquisa investigou as atividades de álgebra presentes nos Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA) do Gestar II. Como aporte teórico, fundamentamo-nos no conceito de metacognição, compreendido como a capacidade que o sujeito da aprendizagem tem de refletir sobre a própria cognição (dimensão metacognitiva de conhecimento) e de monitorar os próprios processos cognitivos para resolver problemas (dimensão metacognitiva de autorregulação). Assim, investigamos quais estratégias metacognitivas poderiam ser desenvolvidas pelos alunos, na resolução das atividades de álgebra, de acordo com categorias de análise desenvolvidas por Araújo (2009) e Lucena (2013). Das 121 atividades investigadas, identificamos apenas 9 como possíveis promotoras da metacognição, ou seja, aproximadamente 7%. Dessas, 4 foram classificadas como estratégias metacognitivas da ordem do conhecimento, 3 como estratégias metacognitivas da ordem do procedimento e 2 foram classificadas simultaneamente como estratégias metacognitivas da ordem do conhecimento e da ordem da compreensão do problema. Deste modo, constatamos que mais de 90% das atividades de álgebra contidas nos AAA correspondem a exercícios que propiciam respostas por meio do automatismo. 

Biografia do Autor

Luís Renan Leal de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino das Ciências, com habilitação em Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor de Matemática no Ensino Médio da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Lúcia de Fátima Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Departamento de Educação (área de Psicologia) e do mestrado em Ensino de Ciências. Possui graduação em Psicologia (UFPE/1982), mestrado em Psicologia Cognitiva (UFPE/1998) e doutorado em Educação (UFPE/2009) com período de sanduíche em Institut Universitarie de Formation des Maitres (IUFM) Lyon/França. Atua também como pesquisadora do grupo de pesquisa: Fenômenos didáticos na classe de Matemática (UFPE/UFRPE). Orienta dissertações e monografias nas áreas de Educação Matemática e Psicologia da Educação, com ênfase nas temáticas da metacognição, fenômenos didáticos, formação de professores, práticas pedagógicas, construtivismo, fracasso escolar, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e avaliação escolar.

Marcelo Câmara dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui Licenciatura Plena Em Matematica pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), Mestrado em Didactique Des Disciplines Scientifiques - Université Claude Bernard- Lyon I (1992) e Doutorado em Sciences de L'education - Université de Paris X, Nanterre (1995), com Pós-Doutorado pelo Institut Universitaire de Formation de Maîtres de Rennes (2001) e Pós-Doutorado Sênior pela Université Laval (2010). Atualmente é professor aposentado do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, colaborador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da UFJF, Assessor da Secretaria de Educação de Pernambuco e Especialista do Ministério da Educação. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE e no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação, da UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matematica, Ensino de Matematica, formação de professores, avaliação e sequências didaticas.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

Artigos