A metacognição na abordagem algébrica do material didático do Gestar II
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n2p166Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo investigar o material didático de Matemática do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, o Gestar II. O referido programa de formação continuada é voltado para professores em serviço nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental em escolas públicas do Brasil e visa elevar a competência de professores e alunos. Nossa pesquisa investigou as atividades de álgebra presentes nos Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA) do Gestar II. Como aporte teórico, fundamentamo-nos no conceito de metacognição, compreendido como a capacidade que o sujeito da aprendizagem tem de refletir sobre a própria cognição (dimensão metacognitiva de conhecimento) e de monitorar os próprios processos cognitivos para resolver problemas (dimensão metacognitiva de autorregulação). Assim, investigamos quais estratégias metacognitivas poderiam ser desenvolvidas pelos alunos, na resolução das atividades de álgebra, de acordo com categorias de análise desenvolvidas por Araújo (2009) e Lucena (2013). Das 121 atividades investigadas, identificamos apenas 9 como possíveis promotoras da metacognição, ou seja, aproximadamente 7%. Dessas, 4 foram classificadas como estratégias metacognitivas da ordem do conhecimento, 3 como estratégias metacognitivas da ordem do procedimento e 2 foram classificadas simultaneamente como estratégias metacognitivas da ordem do conhecimento e da ordem da compreensão do problema. Deste modo, constatamos que mais de 90% das atividades de álgebra contidas nos AAA correspondem a exercícios que propiciam respostas por meio do automatismo.
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