O movimento das pesquisas em Modelagem Matemática em Minas Gerais – Brasil

Autores

  • Neil da Rocha Canedo Jr
  • Marco Aurélio Kistemann Jr

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp100

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo teórico que visa compor o estado da arte da produção científica em Modelagem Matemática, no âmbito da Educação Matemática em Minas Gerais (Brasil). Nossa investigação buscou trilhar os

caminhos da pesquisa em Modelagem no estado de Minas Gerais, tendo o contexto nacional das pesquisas em Modelagem Matemática como pano de fundo, por meio de um levantamento qualitativo e quantitativo. Nossa
pesquisa revelou um estado de incipiência relativo ao momento atual da pesquisa mineira em Modelagem Matemática. Esse estado da arte reflete algumas tendências e perspectivas presentes no cenário nacional. Por
outro lado, percebemos certas especificidades que mostram que a Modelagem mineira não apenas reflete as tendências nacionais, mas que também assume identidade própria.

Biografia do Autor

Neil da Rocha Canedo Jr

Mestrando do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora –
UFJF. Docente da Rede Pública Estadual e Municipal de Juiz de Fora, MG.

Marco Aurélio Kistemann Jr

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp-Rio
Claro, SP. Professor Adjunto do Departamento de Matemática – UFJF e Docente do Mestrado Profissional em Educação Matemática – UFJF.

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Publicado

2014-07-29