As contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na Educação Básica: um estudo a partir de trabalhos disponíveis no CREMM
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp146Resumo
Este texto versa sobre uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, na Universidade Federal de Uberlândia, campus do Pontal, na qual investigamos alguns trabalhos que utilizaram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente o computador, para o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Nossa intenção foi verificar quais as possíveis contribuições que a utilização das TIC teve para o desenvolvimento de trabalhos de Modelagem. Sob à luz da metodologia da pesquisa qualitativa selecionamos, por meio da leitura dos resumos e das palavras-chave, alguns trabalhos, na página virtual do Centro de Referência de Modelagem Matemática no Ensino (CREMM), para serem estudados na íntegra. Todos
os trabalhos selecionados tratam do ensino de matemática na Educação Básica. Analisamos nove trabalhos que tratam da utilização da Modelagem Matemática, do computador e suas possíveis relações e, a partir da leitura
dos trabalhos selecionados, preenchemos uma ficha de registro de cada um deles. Ao desenvolver o exercício analítico desses textos, por meio da lente teórico-metodológica da qual nos apropriamos, foi possível criar
categorias que nos permitiram verificar que essas contribuições podem ser percebidas de dois modos distintos: as contribuições explícitas (aquelas que o autor do trabalho apresenta juntamente com suas considerações); e as contribuições implícitas (aquelas que identificamos por meio de um exercício de reflexão).
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