Modelagem Matemática nos Anos Iniciais: pesquisas, práticas e formação de professores

Autores

  • Elizabeth Gomes Souza
  • Ana Virgínia de Almeida Luna

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp57

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor algumas ações de formação em modelagem, específicas para professores dos anos iniciais da educação básica, e delinear temáticas de pesquisas emergentes, a partir de um panorama de pesquisas que tematizam a modelagem matemática nessa fase da escolaridade. Para isso, apresentamos práticas de modelagem legitimadas na literatura e discutimos estudos que circulam no campo da formação matemática dos professores dos anos iniciais. Por fim, apontamos temas de pesquisas emergentes dessas análises, que podem contribuir para a consolidação de pesquisas relativas à formação de professores em modelagem dos anos iniciais e para a compreensão da peculiaridade da prática de modelagem nesta etapa da educação básica.

Biografia do Autor

Elizabeth Gomes Souza

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade
Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta do Instituto de Educação Matemática e Científica da
Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Científica (UFPA). Integrante do Grupo de Estudos em Modelagem Matemática (GEMM/UFPA). Endereço para
correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP: 66075-110. Caixa postal 479. Belém-Pa.

Ana Virgínia de Almeida Luna

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade
Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Coordena o Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS/UEFS) e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática- Regional Bahia. Membro do Grupo de pesquisa de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFBA). Endereço para correspondência. Campus Universitário, Avenida Transnordestina s/n- Novo Horizonte. CEP: 44031-460. Feira de Santana-Ba.

Downloads

Publicado

2014-07-29