O Estado da Arte das Pesquisas sobre o Pensamento Algébrico com Crianças

Autores

  • Vinicius Carvalho Beck Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • João Alberto Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p197

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os principais resultados das pesquisas recentes sobre o pensamento algébrico com crianças. Pode-se dizer que embora tenham surgido muitos trabalhos abordando a temática do pensamento algébrico nos últimos anos, prevalece a ramificação estabelecida por Blanton e Kaput (2008), que divide o pensamento algébrico em duas vertentes: a Aritmética Generalizada e o pensamento funcional. A primeira se caracteriza pela generalização das operações e o raciocínio acerca da relação entre números. Já a segunda se caracteriza pela descrição da variação numérica em certo domínio. Além desta divisão em vertentes, muitos trabalhos também apresentam a ideia de que problemas que envolvem sequências e combinações potencializam a habilidade de pensar algebricamente.

Biografia do Autor

Vinicius Carvalho Beck, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Sou matemático da Universidade Federal do Rio Grande - Campus Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), formado nos cursos Técnico em Eletrônica (IFSUL, 2004-2006), Licenciatura em Matemática (UFPEL, 2006-2010) e Mestrado em Meteorologia (UFPEL, 2011-2013). Na FURG-SAP trabalho com projetos de ensino, principalmente ligados à Didática da Matemática Escolar e Universitária. Antes de trabalhar na FURG-SAP tive algumas experiências como professor de Matemática em cursos preparatórios, universidades e cursos de Educação à Distância. No âmbito da pesquisa científica, até 2014 estive interessado nas áreas de Matemática Teórica e Matemática Aplicada à Meteorologia (iniciação científica e projeto de mestrado, respectivamente). Desde então, tenho me interessado mais pelas Teorias da Aprendizagem. Sou integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC-FURG).

João Alberto Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

João Alberto da Silva é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande junto aos cursos de Licenciatura e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Membro do Comitê Institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG), no qual coordena projeto referente ao Observatório Nacional da Educação, financiado pela CAPES e INEP. Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática. É Consultor do MEC/INEP para avaliação de cursos graduação e para elaboração de itens para a Prova Brasil de Matemática, Prova Nacional de Acesso à Carreira Docente e Prova Nacional de Ciências para anos iniciais. Tem interesse em atividades de extensão para popularização e divulgação de Ciência e Tecnologia e de pesquisa em Ensino de Matemática e Ciências para anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Artigos