Sobre o uso de fontes na disciplina de História da Matemática: Problema 56 do Papiro de Rhind
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p243Resumo
Dentre as possibilidades de inserir aspectos históricos no ensino de matemática, o estudo de fontes históricas demanda tempo e dedicação. Seu uso requer uma compreensão detalhada do momento em que foi escrita. Para que esse recurso seja utilizado na educação básica, requer que o professor, na sua formação inicial, tenha contado com experiências que possa possibilitar uma futura aplicação em sala de aula. Esse estudo objetiva apresentar um exemplo da inserção do uso de fontes históricas na disciplina História da Matemática no curso de formação de professores de Matemática na UECE, em particular, o problema 56 do Papiro de Rhind. Para isso, coletamos os dados a partir de uma proposta de atividade desenvolvida em sala de aula, no qual os discentes matriculados na disciplina deveriam traduzir o problema, ressaltando o significado do termo “seked”, explicar sua resolução utilizando a matemática egípcia da época do documento, sua resolução com a matemática atual e fazer uma comparação da matemática antiga com a atual. A partir do coletado foi percebido que a maioria dos alunos resolveu a atividade, mas não apontaram uma explicação completa para os cálculos apresentados, mostrando a dependência das fórmulas prontas e previamente provadas da matemática atual, e que ainda há uma falta de interesse em saber a razão da utilização dessas fórmulas. Portanto, incentivamos que o professor busque um aprimoramento do ensino de alguns conteúdos matemáticos através do uso de fontes históricas e da História da Matemática, ampliando as possibilidades de um maior aprendizado dos alunos.
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