A pesquisa em investigação matemática: sobre a formação de professores nas produções brasileiras

Autores

  • Paulo Wichnoski UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p1

Resumo

Orientados pela interrogação o que se mostra da formação de professores nas dissertações e teses brasileiras de Investigação Matemática na Educação Matemática?, realizamos neste artigo um metaestudo, buscando compreender o que se mostra das produções sobre a Investigação Matemática no que tange à formação de professores. A abordagem assumida é de cunho qualitativo sob a perspectiva fenomenológica. Utilizamos o software Atlas. T.i. no processo de análise e categorização dos dados, a qual foi realizada hermeneuticamente. O movimento que efetuamos nos permite afirmar que aspectos como a experiência, o fazer, a reflexão, o ambiente escolar, a sala de aula e a prática do professor estão sendo considerados como significativos na formação de professores. Todavia, é necessário superar os estudos de caso e engendrar estudos pormenorizados que explicitem meios possíveis de integrar teoria e prática ao longo de todo o processo de formação do professor. 

Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Aluno regular do Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino, PPGEn, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Membro do grupo de pesquisa em Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática – GPeFPMEM. Professor do curso de matemática da FAMPER – Faculdade de Ampére. Nas atividades de pesquisa, dedica-se a Investigação Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática. Nas atividades de docência, ministra aulas de cálculo diferencial e integral I, álgebra vetorial.

Tiago Emanuel Klüber, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (Ensino), UFSC. Docente do Colegiado de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Cascavel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Foz do Iguaçu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Artigos