Criatividade, tecnologia e modelagem matemática na sala de aula

Autores

  • Denise Helena Lombardo Ferreira PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p142

Resumo

Neste artigo temos como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas de ações criativas, apoiadas por ferramentas tecnológicas adequadas e disponíveis, que emergem em ambientes de modelagem matemática. Com nosso olhar nessas possibilidades construímos dois momentos pedagógicos em aulas de Estatística, ambos centrados na modelagem matemática. No primeiro deles, usando a criatividade dos alunos, utilizamos os recursos do Google no processo de coleta de dados em uma pesquisa de opinião. No segundo momento, para atender a necessidade de interpretação de informações numéricas apresentadas em tabelas e em gráficos, trouxemos dados recentes, publicados pela imprensa e disponíveis na internet, relacionados com os vinte e cinco anos da atual Constituição Brasileira. Percebemos com nosso estudo que ações criativas que emergem da própria sala de aula, envolvendo todos os atores, contribuem para o relacionamento da estatística com o cotidiano profissional do estudante, transformando-se em um importante agente operacionalizador, facilitador e colaborador no trabalho com conteúdos estatísticos. E, além disso, essas ações fazem florescer ambientes democráticos na sala de aula, nos quais todos os atores sentem-se responsáveis pelos procedimentos que são adotados e pelas respostas obtidas a partir deles.

Biografia do Autor

Denise Helena Lombardo Ferreira, PUC-Campinas

Bacharelado em Matemática, Unesp-Rio Claro, mestrado em Matemática Aplicada, Unicamp-Campinas, doutorado em Educação Matemática, Unesp-Rio Claro.

Professora PUC-Campinas desde 1986.

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos