A modelagem computacional na educação infantil: teorização e possibilidade de implementação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p259Resumo
O artigo apresentado configura-se por um ensaio teórico voltado à prática de ensino, o qual tem como objetivo discutir a temática da modelagem computacional, promovendo aproximação com a educação infantil. Nesse sentido, para além da discussão teórica do conceito da modelagem computacional e sua aplicação, de educação infantil e suas nuances pedagógicas, cria-se no delineamento deste texto ensaio, uma seara tridimensional de manipulação e provocação, sustentada pela argumentação discursiva, visando à consumação dos preceitos alinhados, na convergência da modelagem computacional aplicada ao trabalho pedagógico com a pequena infância. Tem-se a aproximação materializada via a exploração do Banco Internacional de Objetos Educacionais, do Ministério da Educação (MEC), a partir do software “Blocs Lógics” de Alonso, o qual traz à tona a exemplificação, partindo da área da matemática na educação infantil e dos conteúdos geométricos, tendo os blocos lógicos como objeto de modelagem didático-pedagógico. Assim, a discussão fomentada leva a concluir que existe pertinência na associação da modelagem computacional ao trabalho pedagógico com crianças da faixa etária de 4 a 6 anos, como fonte importante de criação, construção do conhecimento e letramento matemático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).