A contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p363Resumo
Esse artigo analisou as formas de contextualização que tem sido utilizada para o ensino de equações nos livros didáticos, observando quais as mudanças que ocorreram passados 12 anos desde a implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso, buscamos observar quais livros didáticos estiveram presentes desde a primeira versão do PNLD em 1999 até o PNLD 2014. De forma que, realizamos uma categorização das formas de contextualização nos capítulos destinados ao ensino de equações do primeiro grau com uma variável, categorias estas que foram estruturadas a partir do trabalho de Silva e Santos (2004) a respeito da contextualização. E por fim realizamos a comparação entre os resultados obtidos nos livros antes e depois da implantação do PNLD. Em nossos resultados finais podemos constatar que as principais formas de contextualização utilizadas antes do PNLD mantiveram-se como as mais utilizadas, no entanto apresentam-se agora de maneira mais harmonizadas, sendo estas a contextualização em práticas sociais e em contextos internos à matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).