A contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD

Autores

  • Edelweis Jose Tavares Barbosa Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/CAA
  • Anderson Albuquerque Mendes Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/CAA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p363

Resumo

Esse artigo analisou as formas de contextualização que tem sido utilizada para o ensino de equações nos livros didáticos, observando quais as mudanças que ocorreram passados 12 anos desde a implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso, buscamos observar quais livros didáticos estiveram presentes desde a primeira versão do PNLD em 1999 até o PNLD 2014. De forma que, realizamos uma categorização das formas de contextualização nos capítulos destinados ao ensino de equações do primeiro grau com uma variável, categorias estas que foram estruturadas a partir do trabalho de Silva e Santos (2004) a respeito da contextualização. E por fim realizamos a comparação entre os resultados obtidos nos livros antes e depois da implantação do PNLD. Em nossos resultados finais podemos constatar que as principais formas de contextualização utilizadas antes do PNLD mantiveram-se como as mais utilizadas, no entanto apresentam-se agora de maneira mais harmonizadas, sendo estas a contextualização em práticas sociais e em contextos internos à matemática. 

Biografia do Autor

Edelweis Jose Tavares Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/CAA

Professor da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; licenciatura em matemática e doutorando em Ensino de Ciências e matemática pela UFRPE

Anderson Albuquerque Mendes, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/CAA

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste em 2015.2.

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos