Conceito de polígonos presente em alguns livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental

Juliana Samora Godoy, Rúbia Barcelos Amaral

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p387

Este artigo aborda o estudo de polígonos presente em alguns livros didáticos brasileiros de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Tem como foco o conceito de polígonos e suas representações ao longo de tais livros, tomando como base a teoria da leitura geométrica de diagramas. É um trabalho de cunho qualitativo. Inicialmente, apresentamos uma introdução sobre a Geometria nos livros didáticos e, em seguida, aspectos teóricos que embasam a análise e os métodos utilizados para seu desenvolvimento. Dentre os resultados obtidos, é possível destacar a necessidade de nos atentarmos às definições existentes nos livros didáticos e como elas vêm sendo utilizadas no decorrer desses livros, para serem evitadas possíveis incoerências relacionadas a esse conteúdo. O que se discute neste texto, tomando como foco os polígonos, pode ser ampliado para outros conceitos matemáticos.


Palavras-chave


Geometria; Polígono; Leitura geométrica; Diagrama

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p387

 

Indexadores, diretórios e base de dados:

 

 

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.