Resolução de problemas matemáticos no “sexto ano” do ensino fundamental no município de Canoas

Ancilla Dall’Onder Zat, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p437

O presente artigo descreve uma atividade desenvolvida com um grupo de professores de Matemática do “sexto ano” do Ensino Fundamental que interagem, sob a orientação da Universidade, através de seus docentes pesquisadores, em integração com a Secretaria Municipal de Canoas/RS. O objetivo do estudo foi analisar como os alunos solucionam problemas matemáticos, envolvendo operações com Números Naturais e se existe uma base comum no desempenho destes alunos. Para a realização desta pesquisa, foram selecionados, resolvidos e aplicados dez problemas matemáticos, a cento e cinquenta alunos do sexto ano do Ensino Fundamental em seis turmas de quatro escolas municipais. A análise quantitativa e qualitativa dos resultados aponta perspectivas de base comum no desempenho dos alunos, salientando o papel do conhecimento matemático e das circunstâncias didático/pedagógicas que envolvem a solução de problemas como competências e habilidades.


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem; Resolução de problemas; Sexto ano do Ensino Fundamental

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p437

 

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.