Resolução de problemas matemáticos no “sexto ano” do ensino fundamental no município de Canoas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p437Resumo
O presente artigo descreve uma atividade desenvolvida com um grupo de professores de Matemática do “sexto ano” do Ensino Fundamental que interagem, sob a orientação da Universidade, através de seus docentes pesquisadores, em integração com a Secretaria Municipal de Canoas/RS. O objetivo do estudo foi analisar como os alunos solucionam problemas matemáticos, envolvendo operações com Números Naturais e se existe uma base comum no desempenho destes alunos. Para a realização desta pesquisa, foram selecionados, resolvidos e aplicados dez problemas matemáticos, a cento e cinquenta alunos do sexto ano do Ensino Fundamental em seis turmas de quatro escolas municipais. A análise quantitativa e qualitativa dos resultados aponta perspectivas de base comum no desempenho dos alunos, salientando o papel do conhecimento matemático e das circunstâncias didático/pedagógicas que envolvem a solução de problemas como competências e habilidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).