A discussion on the definition of trapeze by Geogebra Software

Authors

  • Liana Krakecker Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sonia Maria Burigato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cíntia Melo dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p133

Abstract

This article refers to an experiment carried out with four students, master of a
Postgraduate Program in Mathematics Education, whose intention was to investigate learning possibilities through a cooperative process using Geogebra software. The study had as theoretical and methodological contribution, concepts of Valente (2005), Scherer (2015) and Piaget (1977), about cooperative learning, which guided discussions, elaboration and adaptation of activities with the use of Digital Information Technologies and Communication (TDIC), as well as, the construction of knowledge in a cooperative process. The experimentation evidenced several moments of cooperation between the participants.

Author Biographies

Liana Krakecker, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia bem como especialização em Matemática, Física, Química e Interdisciplinaridade. É mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. 

Sonia Maria Burigato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), especialização em Planejamento e Tutoria em Educação Aberta e a Distância e Mestrado em Educação pela UFMS. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e professora assistente da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação com ênfase no uso de software no ensino e aprendizagem de Matemática, bem como, na Educação a distância.

Cíntia Melo dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada na Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no ano de 2007, especialização em Educação Matemática em 2009 e Mestre em Educação Matemática no curso de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - (UFMS) em 2013. Possui experiência com formação de professores desde 2008, atuando no curso de Matemática, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFGD e no curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente, trabalha como professora Assistente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no curso de Licenciatura Plena em Matemática, atuando principalmente na área da Educação Matemática, com foco no ensino de Geometria.

Published

2017-09-13

Issue

Section

Artigos