Uma discussão sobre a definição de trapézio por meio do Software Geogebra

Liana Krakecker, Sonia Maria Burigato, Cíntia Melo dos Santos

Resumo


Este artigo trata de uma experimentação realizada com quatro alunos, mestrandos de um Programa de              Pós-Graduação em Educação Matemática, cuja intenção foi investigar possibilidades de aprendizagem por meio de um processo cooperativo utilizando para isso o software Geogebra. O estudo teve como aporte teórico e metodológico concepções de Valente (2005), Scherer (2015) e Piaget (1977), referentes à aprendizagem cooperativa, as quais nortearam discussões, elaboração e adaptação de atividades com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), bem como, a construção do conhecimento em um processo cooperativo. A experimentação evidenciou diversos momentos de cooperação entre os participantes.


Palavras-chave


Tecnologia; Ensino de matemática; Cooperação; Geogebra

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p133

 

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.