Uma discussão sobre a definição de trapézio por meio do Software Geogebra

Autores

  • Liana Krakecker Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sonia Maria Burigato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cíntia Melo dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p133

Resumo

Este artigo trata de uma experimentação realizada com quatro alunos, mestrandos de um Programa de              Pós-Graduação em Educação Matemática, cuja intenção foi investigar possibilidades de aprendizagem por meio de um processo cooperativo utilizando para isso o software Geogebra. O estudo teve como aporte teórico e metodológico concepções de Valente (2005), Scherer (2015) e Piaget (1977), referentes à aprendizagem cooperativa, as quais nortearam discussões, elaboração e adaptação de atividades com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), bem como, a construção do conhecimento em um processo cooperativo. A experimentação evidenciou diversos momentos de cooperação entre os participantes.

Biografia do Autor

Liana Krakecker, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia bem como especialização em Matemática, Física, Química e Interdisciplinaridade. É mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. 

Sonia Maria Burigato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), especialização em Planejamento e Tutoria em Educação Aberta e a Distância e Mestrado em Educação pela UFMS. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e professora assistente da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação com ênfase no uso de software no ensino e aprendizagem de Matemática, bem como, na Educação a distância.

Cíntia Melo dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada na Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no ano de 2007, especialização em Educação Matemática em 2009 e Mestre em Educação Matemática no curso de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - (UFMS) em 2013. Possui experiência com formação de professores desde 2008, atuando no curso de Matemática, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFGD e no curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente, trabalha como professora Assistente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no curso de Licenciatura Plena em Matemática, atuando principalmente na área da Educação Matemática, com foco no ensino de Geometria.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos