A matemática incorporada na construção do quadrante descrito na obra Libros del Saber de Astronomía

Autores

  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-3819-2381
  • Antonia Naiara de Sousa Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Isabelle Coelho da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p173

Resumo

Dentre as várias alternativas de inserir a história da matemática no ensino, vislumbramos os instrumentos matemáticos, em especial, o quadrante em um quarto de círculo, ou quadrante náutico, utilizado na astronomia de posição, como um recurso que incorpora, manipula e dissemina diversos conceitos. Dessa forma, o artigo tem o intuito de apresentar a matemática presente na construção do quadrante na busca por interfaces que permitam a articulação de conceitos matemáticos em sala de aula. A construção do quadrante está baseada na obra Libros del saber de Astronomía compilado pelo Rei D. Afonso X de Cartilha, escrita entre 1276 e 1279. Esse instrumento apresenta propriedades geométricas que podem ser incorporadas nas aulas de matemática, principalmente, envolvendo a construção de desenhos geométricos, semelhança de triângulos e conceitos fundamentais de trigonometria. Consideramos que a competência didática do instrumento matemático para o ensino é algo palpável e possível de ser introduzido na sala de aula. Contudo, precisamos observá-lo como um elemento que agrega conhecimentos, e não apenas o entendimento das relações matemática envolvidas na sua construção e utilização, mas a compreensão dos motivos de certas construções serem realizadas dessa forma ou estarem naquele local.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Antonia Naiara de Sousa Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestranda da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2016. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE). Foi bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) no período de 2014-2015, desenvolvendo atividades na linha de pesquisa relacionada a Historia da Matemática, Educação Matemática e Formação de Professores.

Isabelle Coelho da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, educação matemática e formação de professores. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História Matemática - GPEHM. Atualmente, cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos