A matemática incorporada na construção do quadrante descrito na obra Libros del Saber de Astronomía
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p173Resumo
Dentre as várias alternativas de inserir a história da matemática no ensino, vislumbramos os instrumentos matemáticos, em especial, o quadrante em um quarto de círculo, ou quadrante náutico, utilizado na astronomia de posição, como um recurso que incorpora, manipula e dissemina diversos conceitos. Dessa forma, o artigo tem o intuito de apresentar a matemática presente na construção do quadrante na busca por interfaces que permitam a articulação de conceitos matemáticos em sala de aula. A construção do quadrante está baseada na obra Libros del saber de Astronomía compilado pelo Rei D. Afonso X de Cartilha, escrita entre 1276 e 1279. Esse instrumento apresenta propriedades geométricas que podem ser incorporadas nas aulas de matemática, principalmente, envolvendo a construção de desenhos geométricos, semelhança de triângulos e conceitos fundamentais de trigonometria. Consideramos que a competência didática do instrumento matemático para o ensino é algo palpável e possível de ser introduzido na sala de aula. Contudo, precisamos observá-lo como um elemento que agrega conhecimentos, e não apenas o entendimento das relações matemática envolvidas na sua construção e utilização, mas a compreensão dos motivos de certas construções serem realizadas dessa forma ou estarem naquele local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).