O uso de episódios de história da matemática em uma tarefa didática visando a produção de significado
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p87Resumo
O presente trabalho remete a uma abordagem qualitativa e por meio de uma pesquisa de campo realizada com dois alunos do 2º ano do Ensino Médio, aos quais foi aplicada uma tarefa didática com uso de episódios da história da matemática para o estudo do Teorema de Tales. Objetivamos analisar a produção de significado sob o aporte do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), adotado como referencial epistemológico na pesquisa. Construímos um episódio em relato tradicional sobre a estruturação do Teorema de Tales a partir do problema do cálculo da altura da pirâmide por Tales de Mileto no Egito Antigo. Analisamos os registros escritos dos alunos, as falas transcritas e gestos evidenciando uma leitura sobre a produção de significado matemático pelos alunos. As produções dos alunos caminharam na direção que era objetivado, ocorrendo produção de significado matemático para a tarefa submetida à aplicação. A tarefa elaborada, para os autores, é capaz de se tornar um instrumento que se incorpore às estratégias adotadas por professores de Matemática no uso da história da matemática na sala de aula possibilitando a aproximação entre aluno e professor e entre aluno e aluno, uma vez que o MCS permite e vislumbra essa aproximação entre os indivíduos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).