Considerações sobre uma avaliação diagnóstica do conceito de função à luz da Teoria dos Registros de Representações Semióticas

Autores

  • Lidiane Pereira Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS DO AGRESTE - UFPE/CAA
  • José Ayron Lira dos Anjos Universidade Federal de Pernambuco - Centro do Agreste
  • Severino Barros de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p116

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é elaborar, aplicar e validar uma situação didática para o conceito de função com base na Teoria dos Registros de Representações Semióticas. Este artigo apresenta os resultados das questões em língua natural de uma avaliação diagnóstica realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um Campus do IFPE que foram o público da pesquisa. Os dados foram analisados qualitativamente e apontam que muitos estudantes exigem uma lei algébrica para que uma relação seja função e que as ideias de relação, dependência e variação são as mais presentes na concepção de função desses estudantes.

Biografia do Autor

Lidiane Pereira Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS DO AGRESTE - UFPE/CAA

Licencianda em Matemática pela UFPE/CAA, atualmente mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPE/CAA, e professora de matemática da educação básica em Caruaru - PE.

José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco - Centro do Agreste

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Química Orgânica pela Universidade Federal de Pernambuco e curso-técnico-profissionalizante pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (2001). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias e práticas para o ensino de ciências e matemática, Metodologias ativas de aprendizagem, Jogos e atividades lúdicas no ensino de química, Educação científica baseada em projetos, Aprendizagem significativa e Química orgânica. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino de química, é um dos coordenadores do subprojeto PIBID Química - Licenciatura (CAA) UFPE, é vice-coordenador do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC).

Severino Barros de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), mestrado em Ensino de Ciências (Educação Matemática) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999) e doutorado em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). No período 2010-2013 foi professor adjunto-1 da Universidade Federal de Pernambuco (Campus do Agreste) e atualmente é professor do Departamento de Educaçao da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na área de Métodos e Técnicas de Ensino. Tem experiência na área de ensino de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Historia da Matemática, Metodologia do Ensino de Matemática e formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos