Considerations about a diagnostic evaluation of the concept of function in light of the Theory of Semiotic Representations

Authors

  • Lidiane Pereira Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS DO AGRESTE - UFPE/CAA
  • José Ayron Lira dos Anjos Universidade Federal de Pernambuco - Centro do Agreste
  • Severino Barros de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p116

Abstract

This work is a cut of a master’s research whose objective is to elaborate, apply and validate a didactic situation for the concept of function based on the Theory of Semiotic Representations Records. This article presents the results of the questions in the natural language of a diagnostic evaluation carried out with students of the 1st year of High School of an IFPE Campus who were the public of the research. The data were analyzed qualitatively and indicate that many students demand an algebraic law for a relation to be a function and that the ideas of relation, dependence and variation are the most present in the conception of function of these students.

Author Biographies

Lidiane Pereira Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS DO AGRESTE - UFPE/CAA

Licencianda em Matemática pela UFPE/CAA, atualmente mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPE/CAA, e professora de matemática da educação básica em Caruaru - PE.

José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco - Centro do Agreste

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Química Orgânica pela Universidade Federal de Pernambuco e curso-técnico-profissionalizante pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (2001). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias e práticas para o ensino de ciências e matemática, Metodologias ativas de aprendizagem, Jogos e atividades lúdicas no ensino de química, Educação científica baseada em projetos, Aprendizagem significativa e Química orgânica. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino de química, é um dos coordenadores do subprojeto PIBID Química - Licenciatura (CAA) UFPE, é vice-coordenador do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC).

Severino Barros de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), mestrado em Ensino de Ciências (Educação Matemática) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999) e doutorado em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). No período 2010-2013 foi professor adjunto-1 da Universidade Federal de Pernambuco (Campus do Agreste) e atualmente é professor do Departamento de Educaçao da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na área de Métodos e Técnicas de Ensino. Tem experiência na área de ensino de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Historia da Matemática, Metodologia do Ensino de Matemática e formação de professores.

Published

2018-04-18

Issue

Section

Artigos