A Aritmética nos Cadernos de Classe do Ensino Primário dos Hornburg (1950-1968)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p148Resumo
O artigo discute questões que envolvem a escola, os alunos, a aritmética e os cadernos de classe da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Henrique Heise, localizada em Jaraguá do Sul/SC, no período de 1950 a 1968. Na problematização, questiona-se o que revelam os cadernos de classe dos irmãos Hornburg, alunos da escola, sobre a aritmética do ensino primário. Como objetivos, propõe-se analisar esses cadernos, para compreender a aritmética desenvolvida na escola, bem como discutir sobre os cadernos de classe e as ações de aritmética presentes no contexto da escola. Justifica-se o estudo, tendo em vista que a análise dos cadernos de classe dos Hornburg possibilita perceber a matemática e as relações que se estabeleceram no cotidiano da escola e que envolveram a aritmética nos saberes elementares propostos para os alunos daquela comunidade. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da história cultural e é de caráter bibliográfico e documental. Como resultado, pode-se mencionar que nas linhas dos cadernos de classe ficaram assinaladas as marcas dos programas de ensino, as concepções de ensino-aprendizagem desenvolvidas na escola, a cultura escolar e as práticas pedagógicas que envolviam a matemática.Downloads
Publicado
2018-04-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na REVEMAT - Revista Eletrônica de Matemática passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática. UFSC, Santa Catarina, SC, Brasil - - - eISSN: 1981-1322 - - - está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.