A Aritmética nos Cadernos de Classe do Ensino Primário dos Hornburg (1950-1968)

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR http://orcid.org/0000-0003-3759-0377
  • Velcidina Rodrigues Chagas Fischer Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p148

Resumo

O artigo discute questões que envolvem a escola, os alunos, a aritmética e os cadernos de classe da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Henrique Heise, localizada em Jaraguá do Sul/SC, no período de 1950 a 1968. Na problematização, questiona-se o que revelam os cadernos de classe dos irmãos Hornburg, alunos da escola, sobre a aritmética do ensino primário. Como objetivos, propõe-se analisar esses cadernos, para compreender a aritmética desenvolvida na escola, bem como discutir sobre os cadernos de classe e as ações de aritmética presentes no contexto da escola. Justifica-se o estudo, tendo em vista que a análise dos cadernos de classe dos Hornburg possibilita perceber a matemática e as relações que se estabeleceram no cotidiano da escola e que envolveram a aritmética nos saberes elementares propostos para os alunos daquela comunidade. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da história cultural e é de caráter bibliográfico e documental. Como resultado, pode-se mencionar que nas linhas dos cadernos de classe ficaram assinaladas as marcas dos programas de ensino, as concepções de ensino-aprendizagem desenvolvidas na escola, a cultura escolar e as práticas pedagógicas que envolviam a matemática.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Professora dos cursos de Pedagogia e de História da PUCPR.

Editora da Revista Diálogo Educacional, da PUCPR.

Velcidina Rodrigues Chagas Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação.

Professora efetiva da Rede Estadual de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul.

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Interinstitucional) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Downloads

Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos