Análise dos livros de geometria indicados nos cursos de licenciatura em matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p16Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da análise de livros de geometria plana adotados em cursos de licenciatura em matemática. Especificamente, focalizamos nossa atenção nas tarefas relativas a provas e demonstrações envolvendo o conteúdo ‘quadriláteros’, nos livros selecionados. Diante da Teoria Antropológica do Didático, analisamos os livros escolhidos em termos de tarefa, técnica e bloco teórico-tecnológico, investigando como os autores apresentam o método dedutivo e seus termos próprios e como é feito o estudo dos quadriláteros, tendo como foco as definições e as demonstrações. Nossa análise também foi fundamentada na tipologia de provas em matemática e na Teoria dos Registros de Representações Semióticas. Como procedimento metodológico, utilizamos a coleta e análise de dados bibliográficos. Os resultados do estudo mostram que, nos livros analisados, o tópico ‘quadriláteros’ é abordado de forma superficial e as propriedades são validadas por meio de provas conceituais. Os três livros desenvolvem o conteúdo ‘quadriláteros’ de forma semelhante, em que a abordagem dos conceitos e propriedades é direta, sem utilização de nenhum recurso que leve o aluno a fazer conjecturas. Em vez disso, procedem à formalização, seguida da resolução de problemas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na REVEMAT - Revista Eletrônica de Matemática passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática. UFSC, Santa Catarina, SC, Brasil - - - eISSN: 1981-1322 - - - está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.