Análise dos livros de geometria indicados nos cursos de licenciatura em matemática

Autores

  • Maridete Brito Cunha Ferreira Universidade do Estado da Bahia
  • Saddo Ag Almouloud Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p16

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da análise de livros de geometria plana adotados em cursos de licenciatura em matemática. Especificamente, focalizamos nossa atenção nas tarefas relativas a provas e demonstrações envolvendo o conteúdo ‘quadriláteros’, nos livros selecionados. Diante da Teoria Antropológica do Didático, analisamos os livros escolhidos em termos de tarefa, técnica e bloco teórico-tecnológico, investigando como os autores apresentam o método dedutivo e seus termos próprios e como é feito o estudo dos quadriláteros, tendo como foco as definições e as demonstrações. Nossa análise também foi fundamentada na tipologia de provas em matemática e na Teoria dos Registros de Representações Semióticas. Como procedimento metodológico, utilizamos a coleta e análise de dados bibliográficos. Os resultados do estudo mostram que, nos livros analisados, o tópico ‘quadriláteros’ é abordado de forma superficial e as propriedades são validadas por meio de provas conceituais. Os três livros desenvolvem o conteúdo ‘quadriláteros’ de forma semelhante, em que a abordagem dos conceitos e propriedades é direta, sem utilização de nenhum recurso que leve o aluno a fazer conjecturas. Em vez disso, procedem à formalização, seguida da resolução de problemas.

Biografia do Autor

Maridete Brito Cunha Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Educação Matemática - UNEB

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

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Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos