O processo de ensino e aprendizagem da função quadrática com o auxílio do software Winplot no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p210Resumo
Neste artigo, são apresentados os resultados da análise e reflexão sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no processo de ensino e aprendizagem da função quadrática, no Ensino Médio, usando-se o software gratuito Winplot. Além disso, faz-se um breve estudo histórico e teórico do uso das tecnologias para fins educacionais. Por meio desse estudo, que fez parte de uma pesquisa de um curso de especialização em Ensino de Matemática, desenvolveu-se e aplicou-se um plano de aula, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, o qual continha atividades nas quais os alunos deveriam esboçar os gráficos das funções no software e, a partir da observação e análise das plotagens feitas, destacar o comportamento das funções e chegar a conclusões gerais que servem para todas as funções quadráticas. No decorrer do desenvolvimento deste trabalho, pôde-se mostrar a importância e o dever da escola e do professor em introduzir as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, seja para tornar as aulas mais atrativas e interessantes aos alunos, seja fazendo com que estes, ao interagirem com um software educacional, consigam alcançar as conclusões objetivadas através da análise do material gerado no programa computacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).