O processo de ensino e aprendizagem da função quadrática com o auxílio do software Winplot no ensino médio

Autores

  • Felipe Mendes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Mariza de Camargo Universidade Federal de Santa Maria
  • Patrícia Rodrigues Fortes Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p210

Resumo

Neste artigo, são apresentados os resultados da análise e reflexão sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no processo de ensino e aprendizagem da função quadrática, no Ensino Médio, usando-se o software gratuito Winplot. Além disso, faz-se um breve estudo histórico e teórico do uso das tecnologias para fins educacionais. Por meio desse estudo, que fez parte de uma pesquisa de um curso de especialização em Ensino de Matemática, desenvolveu-se e aplicou-se um plano de aula, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, o qual continha atividades nas quais os alunos deveriam esboçar os gráficos das funções no software e, a partir da observação e análise das plotagens feitas, destacar o comportamento das funções e chegar a conclusões gerais que servem para todas as funções quadráticas. No decorrer do desenvolvimento deste trabalho, pôde-se mostrar a importância e o dever da escola e do professor em introduzir as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, seja para tornar as aulas mais atrativas e interessantes aos alunos, seja fazendo com que estes, ao interagirem com um software educacional, consigam alcançar as conclusões objetivadas através da análise do material gerado no programa computacional.

Biografia do Autor

Felipe Mendes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Habilitado desta forma para atuar no Ensino de Matemática na Educação Básica. Especialista pela UFSM no Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio. Atualmente, é Técnico Administrativo em Educação atuando no Campus Frederico Westphalen da UFSM, no cargo de Assistente em Administração. Lotado no Gabinete de Projetos e atuando na gestão de projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados à UFSM-FW.

Mariza de Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais da UFSM - Campus FRederico Westphalen

Área de formação e atuação: Matemática

Patrícia Rodrigues Fortes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais da UFSM - Campus FRederico Westphalen

Área de formação e atuação: Matemática

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Matemática da UFSM - Campus Santa Maria

Downloads

Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos