O acompanhamento de coordenadores pedagógicos por formadores em matemática: uma experiência com tratamento da informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p274Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o papel dos Coordenadores Pedagógicos no processo de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pela descrição de encontros de formação com coordenadores, nota-se como esses profissionais podem fazer uso de estratégias formativas para promover a discussão e ações relativas ao ensino e aprendizagem de Matemática, objeto de conhecimento pouco presente na formação continuada intraescolar, apesar da urgência devido as necessidades dos alunos. Dessa forma, os coordenadores puderam adquirir conhecimentos sobre o seu papel e sobre os conhecimentos matemáticos relativos ao bloco de conteúdo Tratamento da Informação, num processo de colaboração. Concluímos que a figura do Coordenador Pedagógico é essencial para a formação em Educação Matemática dos professores, para que estes aperfeiçoem suas práticas, garantindo a qualidade do processo educativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na REVEMAT - Revista Eletrônica de Matemática passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática. UFSC, Santa Catarina, SC, Brasil - - - eISSN: 1981-1322 - - - está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.