O acompanhamento de coordenadores pedagógicos por formadores em matemática: uma experiência com tratamento da informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p274Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o papel dos Coordenadores Pedagógicos no processo de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pela descrição de encontros de formação com coordenadores, nota-se como esses profissionais podem fazer uso de estratégias formativas para promover a discussão e ações relativas ao ensino e aprendizagem de Matemática, objeto de conhecimento pouco presente na formação continuada intraescolar, apesar da urgência devido as necessidades dos alunos. Dessa forma, os coordenadores puderam adquirir conhecimentos sobre o seu papel e sobre os conhecimentos matemáticos relativos ao bloco de conteúdo Tratamento da Informação, num processo de colaboração. Concluímos que a figura do Coordenador Pedagógico é essencial para a formação em Educação Matemática dos professores, para que estes aperfeiçoem suas práticas, garantindo a qualidade do processo educativo.
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