O acompanhamento de coordenadores pedagógicos por formadores em matemática: uma experiência com tratamento da informação

Autores

  • Marcela Lopes de Santana Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0001-5003-6966
  • Daniela Aparecida Baracioli Lemos Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP http://orcid.org/0000-0002-4174-6621
  • Harryson Junio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Departamento de Biologia e Zootecnia. http://orcid.org/0000-0001-5021-6852
  • Inocêncio Fernandes Balieiro Filho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Departamento de Matemática

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p274

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o papel dos Coordenadores Pedagógicos no processo de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pela descrição de encontros de formação com coordenadores, nota-se como esses profissionais podem fazer uso de estratégias formativas para promover a discussão e ações relativas ao ensino e aprendizagem de Matemática, objeto de conhecimento pouco presente na formação continuada intraescolar, apesar da urgência devido as necessidades dos alunos. Dessa forma, os coordenadores puderam adquirir conhecimentos sobre o seu papel e sobre os conhecimentos matemáticos relativos ao bloco de conteúdo Tratamento da Informação, num processo de colaboração. Concluímos que a figura do Coordenador Pedagógico é essencial para a formação em Educação Matemática dos professores, para que estes aperfeiçoem suas práticas, garantindo a qualidade do processo educativo. 

Biografia do Autor

Marcela Lopes de Santana, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É mestranda em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e Especialização em Educação Fundamental. Lecionou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é Coordenadora Pedagógica efetiva, foi Formadora de Professores dos Anos Iniciais e de Coordenadores Pedagógicos para o ensino de Matemática e, atualmente, é Gerente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Educação, Alfabetização, Educação Matemática, Formação de Professores, Coordenação Pedagógica.

Daniela Aparecida Baracioli Lemos, Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e pós graduação latu sensu em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Soares de Oliveira (2007) e pós graduação em Psicopedagogia - Faculdades Integradas Soares de Oliveira (2007) e em Educação Especial e Inclusiva: Instituto Superior de Educação de Barretos (2009). É servidor efetivo da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto desde março/1999, tendo atuado como professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também lecionou a disciplina de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio no período de de janeiro/2000 a abril/2010 como professor efetivo do Governo do Estado de São Paulo. Em 2013/2014 foi orientador de estudos/formador do Programa de Formação de Professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Ministério da Educação. Exerceu a função de professor formador capacitador de março/2011 a dezembro/2016, atuando na formação de professores em contexto de rede. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e interessa-se pelos assuntos de Educação Matemática e Formação de Professores.

Harryson Junio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Departamento de Biologia e Zootecnia.

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; pedagogo e mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB; especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (bolsista: CNPq). Atua como professor na Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, câmpus de Ilha Solteira, vinculado ao "Departamento de Biologia e Zootecnia", ao "Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência" (Faculdade de Ciências - câmpus de Bauru) e ao "Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos" (câmpi de São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal). É líder do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC" da UNESP. Suas reflexões permeiam as seguintes temáticas: Teorias e Perspectivas Curriculares, Educação Matemática, Educação Comparada, Educação Intercultural Indígena, Diversidade Cultural, Escola de Tempo Integral e Educação Profissional. Atualmente, coordena os seguintes projetos de pesquisa: Interdisciplinaridade na Escola: Currículos, Concepções e Práticas (fomentado pelo CNPq), Estudo comparativo sobre o ensino de matemática em currículos de educação profissional técnica: Brasil e Estados Unidos (fomentado pela FAPESP). Trabalhou (2009 a 2013) no "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo" - IFSP, exercendo as seguintes atividades: diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP e presidente da Comissão de Ética. É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM e da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC. Co-dirige a Série de livros "Processos Formativos" (Editora FI, Porto Alegre, RS).

Inocêncio Fernandes Balieiro Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Departamento de Matemática

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática e Filosofia da Matemática. Faz parte do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos na Unesp (Interunidades: Ilha Solteira, Jaboticabal e São José do Rio Preto).

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Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Relatos de Experiências