Experiências do ensinar e do aprender matemática ao operar as tecnologias digitais na educação superior

Autores

  • Daniel da Silva Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências http://orcid.org/0000-0002-1195-2117
  • Débora Pereira Laurino Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF
  • Tanise Paula Novello Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p67

Resumo

No presente artigo, buscamos compreender a percepção dos estudantes no operar das tecnologias digitais pelos professores de Matemática no Ensino Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por duas turmas de graduação de uma Universidade Federal, ambas no primeiro semestre de 2015. Durante o semestre, os estudantes registraram em dois fóruns, em um ambiente digital, suas impressões acerca do uso da tecnologia digital no ensino de Matemática. Utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar os registros e para compreender os sentidos das falas dos estudantes, o que resultou em três discursos coletivos: “Uso da tecnologia digital pelo olhar do estudante”, “Cultura no processo de ensinar”, e “Aprender matemática por meio das tecnologias digitais”. A análise desses discursos aponta que os estudantes perceberam a contribuição da tecnologia digital no processo de ensinar Matemática de forma motivadora, potente e com desafios e que os artefatos tecnológicos não foram utilizados apenas como recursos para executar tarefas, mas se constituíram em potencializadores de transformações cognitivas no aprender matemática. Pela pesquisa, evidenciamos como uma cultura digital vem sendo instituída no ensino da Matemática nos cursos superiores.

Biografia do Autor

Daniel da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mestre em Educação em Ciências pela FURG.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora Associada - nível IV no Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG.

Tanise Paula Novello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mestre e Doutora em Educação Ambiental pela FURG.

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG.

 

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Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos