Uma articulação teórica entre competência algébrica, processo de algebrização e modelização
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p1Resumo
Este artigo, de cunho teórico, tem por objetivo realizar um ensaio de articulação entre três enfoques a respeito da álgebra escolar que são: o desenvolvimento da competência algébrica, o processo de algebrização e a modelização. Tal articulação foi construída a partir do referencial que embasou a pesquisa (ainda em andamento) que trata de formação continuada de professores realizada em colaboração pelos grupos de pesquisa PEA-MAT da PUC-SP e DIMAT da PUC-Peru, respectivamente, no Projeto Processos de Ensino e de Aprendizagem de Álgebra. Verificamos a possibilidade dessa articulação e ainda que ela nos permite analisar com mais clareza o ensino da álgebra escolar e verificar os pontos de escassez ou de excesso de tarefas que conduzam ao desenvolvimento da competência algébrica no aluno. Permite também construir organizações matemáticas e didáticas mais completas para o mesmo fim.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).