Uma articulação teórica entre competência algébrica, processo de algebrização e modelização

Autores

  • Maria Jose Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cecilia Gaita Pontificia Universidad católica del Perú
  • Saddo Ag Almouloud Pontifícia Universidade Católica de são Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p1

Resumo

Este artigo, de cunho teórico, tem por objetivo realizar um ensaio de articulação entre três enfoques a respeito da álgebra escolar que são: o desenvolvimento da competência algébrica, o processo de algebrização e a modelização. Tal articulação foi construída a partir do referencial que embasou a pesquisa (ainda em andamento) que trata de formação continuada de professores realizada em colaboração pelos grupos de pesquisa PEA-MAT da PUC-SP e DIMAT da PUC-Peru, respectivamente, no Projeto Processos de Ensino e de Aprendizagem de Álgebra. Verificamos a possibilidade dessa articulação e ainda que ela nos permite analisar com mais clareza o ensino da álgebra escolar e verificar os pontos de escassez ou de excesso de tarefas que conduzam ao desenvolvimento da competência algébrica no aluno. Permite também construir organizações matemáticas e didáticas mais completas para o mesmo fim.

Biografia do Autor

Maria Jose Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Departamento de Matemática - Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática

Cecilia Gaita, Pontificia Universidad católica del Perú

Maestria en ensenanza de las matemáticas

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de são Paulo

Departamento de Matemática - Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos