Implicações da investigação matemática no espaço educacional com a inserção das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p132Resumo
Este artigo tem por objetivo conhecer o potencial pedagógico das tecnologias digitais para o desenvolvimento da investigação matemática. Apresentamos as contribuições teóricas de Ponte, Brocardo e Oliveira (2016), Moran e Behrens (2013) e Imbernón (2011). O presente estudo de abordagem qualitativa relata os resultados de uma pesquisa de mestrado com uma turma de nono ano, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública, no período de março a dezembro de 2016. Nesse sentido, desenvolvemos práticas pedagógicas com a inserção de smartphones, o site de rede social Facebook, o aplicativo WhatsApp e o software GeoGebra nas aulas de Matemática. Adotamos para a análise dos dados o método da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2011). A partir desse processo, foram elaborados três metatextos, dos quais abordaremos – Tecnologia e Matemática: um novo olhar para a Matemática que transcende os muros da escola. Dessa maneira, os avanços e potencialidades percebidas nesse estudo mostraram que as tecnologias digitais proporcionaram interações nos espaços de aprendizagem presencial e digital, ampliando as possibilidades de construção do conhecimento matemático, suscitando implicações para a prática pedagógica e novos olhares para a investigação Matemática dentro e fora da sala de aula.
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