Pensar o aprender Matemática no conversar com o estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p149

Resumo

Neste trabalho trazemos as tecnologias que os estudantes de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia consideram importantes para potencializar o aprender Matemática. Organizamos as respostas, obtidas por meio de questionários, utilizando o Discurso do Sujeito Coletivo e as analisamos com o aporte da Biologia do Conhecer. Identificamos que estudantes consideram importante que existam lugares para conversar sobre Matemática com os seus professores e com os colegas. Lugares esses nos quais sejam disponibilizados materiais concretos e softwares, e que esse espaço de convivência também possa ser replicado em um ambiente digital. Incluir a percepção do aluno sobre o que eles entendem como importante para o seu processo de aprendizagem é um primeiro passo para tentar superar as dificuldades inerentes ao processo do educar.

Biografia do Autor

Aline Cardoso de Oliveira Macedo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia-IFRS Campus Rio Grande

Professora de Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Rio Grande.

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Professora na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Informática na Educação, UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos