Função quadrática: linguagem matemática e a representação de um pensamento
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p278Resumo
Este texto tem por objetivo promover uma reflexão mais profunda sobre o ensino e aprendizagem de ‘função quadrática’, ou seja, quais são os registros de representação elaborados pelos alunos e qual a sua compreensão dos elementos pertinentes ao tema. Inicialmente destaca algumas noções sobre a representação de um pensamento e em seguida faz a análise de questões elaboradas e aplicadas em duas turmas 1o. Ano do Ensino Médio. A pesquisa realizada reaviva a necessidade de que todo professor deve observar durante o processo de ensino e aprendizagem as dificuldades e o avanço cognitivo quanto às práticas matemáticas realizadas pelos estudantes. Na experiência, ficou evidente a dificuldade que os alunos têm para efetuar o tratamento e converter registros na linguagem natural, algébrica e gráfica. O que acontece, na verdade, é que a compreensão dos aprendizes fica limitada à forma de representação que eles conhecem e reproduzem.Downloads
Publicado
2018-12-12
Edição
Seção
Artigos
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