Função quadrática: linguagem matemática e a representação de um pensamento

Autores

  • Afrânio Austregésilo Thiel Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú
  • Thiago Henrique das Neves Barbosa Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú
  • Méricles Thadeu Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p278

Resumo

Este texto tem por objetivo promover uma reflexão mais profunda sobre o ensino e aprendizagem de ‘função quadrática’, ou seja, quais são os registros de representação elaborados pelos alunos e qual a sua compreensão dos elementos pertinentes ao tema. Inicialmente destaca algumas noções sobre a representação de um pensamento e em seguida faz a análise de questões elaboradas e aplicadas em duas turmas 1o. Ano do Ensino Médio. A pesquisa realizada reaviva a necessidade de que todo professor deve observar durante o processo de ensino e aprendizagem as dificuldades e o avanço cognitivo quanto às práticas matemáticas realizadas pelos estudantes. Na experiência, ficou evidente a dificuldade que os alunos têm para efetuar o tratamento e converter registros na linguagem natural, algébrica e gráfica. O que acontece, na verdade, é que a compreensão dos aprendizes fica limitada à forma de representação que eles conhecem e reproduzem.

Biografia do Autor

Afrânio Austregésilo Thiel, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professor aposentado do IFC, Camboriú, Santa Catarina, Brasil.

Thiago Henrique das Neves Barbosa, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

Mestre em Ensino Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professor do IFC, Camboriú, Santa Catarina, Brasil

Méricles Thadeu Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Didática da Matemática (UNISTRA). Professor da UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos