Teorias de Educação Matemática: contribuições na formação do futuro pesquisador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p95

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre elementos teóricos de diferentes autores que influenciam e atuam diretamente nas discussões sobre problemas no ensino e aprendizagem da matemática, durante aulas de teorias de educação matemática em um programa de doutorado, realizado em uma universidade brasileira. O principal objetivo aqui foi identificar quais contribuições este estudo construiu para a formação de um potencial pesquisador em educação matemática. É organizado em categorias, de acordo com teorias e trabalhos correlatos estudados, tomando como perspectiva os aspectos históricos, filosóficos, epistemológicos e cognitivos da educação matemática. Após uma cuidadosa análise sobre os temas estudados, as construções escritas e uma produção de seminários dos alunos, foi possível deduzir que o trabalho realizado durante essas aulas poderia auxiliar na aquisição de conhecimentos sobre uma área em constituição, seus conflitos e alguns  de seus conceitos teóricos

Biografia do Autor

Rita Lobo Freitas, Universidade do Estado da Bahia/Professora

Doutoranda em Educação Matemática e Mestra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Especialista em Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias pela Universidade de Brasília (UNB);Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS);Docente do quadro efetivo da Universidade do Estado da BahiaUNEB,
Departamento de Ciências Humanas, Campus I-Salvador,
Atuando no Ensino, Pesquisa e Extensão na graduação; Experiência com Formação de Professores de Matemática e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).;Membro do Grupo de Pesquisa PEAMAT (PUCSP) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Sonia Barbosa Camargo Igliori, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)- Programa de Estudos pós graduados em Educação Matemática

Realizou estágio de pós doutorado na Université Paris VII, França, de 1995 a 1996. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise em colaboração com Michèle Artigue. Doutorou-se em Matemática pela PUC-SP em 1986, na área de Análise Funcional e teve orientação de Domingos Pisaneli. É professora titular da PUC-SP. Tem colaborado na elaboração de material didático para a disciplina de Cálculo, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática, tendo sido coordenadora desse Programa de 1995 a 2005, e no biênio 2011-2013. Foi editora da revista ?Educação Matemática Pesquisa? e atualmente é editora da Revista: Ensino de Matemática em Debate. É uma das criadoras do GT 19 de Educação Matemática da ANPEd, tendo sido a primeira coordenadora. É membro do GT 4 do "Ensino Superior" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve pesquisa no âmbito do Ensino de Cálculo. É líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado: ?O elementar e o superior em Matemática.? Até o momento orientou 6 teses de doutorado e coorientou 2; orientou 30 dissertações de mestrado sendo 27 em Educação Matemática e 3 em Matemática, e 11 projetos de Iniciação Científica. Tem publicação significativa em anais de eventos nacionais, e publicações em eventos internacionais. Publicou capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacional. Foi assessora da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-SP no período de 2004 a 2008. Atualmente assume a função de Chefe do Departamento de Matemática da PUC/SP, gestão 2013-2015

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos