Teorias de Educação Matemática: contribuições na formação do futuro pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p95Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre elementos teóricos de diferentes autores que influenciam e atuam diretamente nas discussões sobre problemas no ensino e aprendizagem da matemática, durante aulas de teorias de educação matemática em um programa de doutorado, realizado em uma universidade brasileira. O principal objetivo aqui foi identificar quais contribuições este estudo construiu para a formação de um potencial pesquisador em educação matemática. É organizado em categorias, de acordo com teorias e trabalhos correlatos estudados, tomando como perspectiva os aspectos históricos, filosóficos, epistemológicos e cognitivos da educação matemática. Após uma cuidadosa análise sobre os temas estudados, as construções escritas e uma produção de seminários dos alunos, foi possível deduzir que o trabalho realizado durante essas aulas poderia auxiliar na aquisição de conhecimentos sobre uma área em constituição, seus conflitos e alguns de seus conceitos teóricos
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