Levantamento de percepções de alunos e professore sobre o laboratório de ensino de matemática: indicativos para a formação dos formadores

Autores

  • Fernando Cesar Ferreira UFGD
  • Rogério da Costa Campos UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e35781

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória sobre as percepções que professores e alunos da Licenciatura em Matemática, de uma universidade pública, têm sobre o papel do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na formação de professores. Através da aplicação de questionários para alunos do 4º ano e de entrevistas semiestruturadas com professores do curso, buscou-se identificar as percepções inerentes a sua utilização. A análise dos dados coletados convergiu para resultados revelados por outras pesquisas sobre este tema ao revelar o grau de conhecimento e opiniões de professores e alunos sobre o LEM. Com base nestes resultados discute-se a necessidade de ações de formação para o formador dos futuros professores de Matemática.

Biografia do Autor

Fernando Cesar Ferreira, UFGD

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Rogério da Costa Campos, UFGD

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Referências

Freire, P. (1994). Pedagogia do oprimido (23o ed). São Paulo: Paz e Terra.

Lorenzato, S. (2006). Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos. In S.Lorenzato (Org.), O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados.

Passos, C. L. B., Gama, R. P., & Coelho, M. A. V. M. P. (2007). Laboratório de ensino de Matemática na atuação e na formação inicial de professores de Matemática. Anais XVI COLE. Apresentado em XVI COLE, Unicamp. Recuperado de www.alb.com.br/anais16/sem15dpf/sm15ss03_04.pdf

Silverman, D. (2009). Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed.

Turrioni, A. M. S., & Perez, G. (2006). Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na formação de professores. In S. Lorenzato (Org.), O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigos