Otto Büchler e seus livros de matemática: vetores de Transferência Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e58617

Resumo

Este artigo pretende discutir a circulação dos escritos de Otto Büchler para o ensino de matemática, bem como a transferência de saberes que a circulação desses escritos significou, no início do século XX, no Brasil. Mediante análise de conteúdo de fontes primárias e tendo como com referencial as transferências culturais (conforme Espagne), buscamos responder a seguinte questão investigativa: que proposta de ensino de matemática é possível identificar nos  registros escritos de Otto Büchler? Otto Büchler foi um agente cultural germânico que fez circular, por meio dos livros didáticos editados no Brasil e artigos publicados na revista pedagógica intitulada Jornal Geral do Professor para o Rio Grande do Sul, ideias sobre o ensino da matemática oriundas da Europa. Deixou entrever nesses textos princípios do método intuitivo e indícios de Escolanovismo sobre o ensino da matemática. Ali ele notadamente defende um ensino que instigue o pensamento e promova ações que favoreçam a descoberta de conceitos e a obtenção de  resultados pelo  aluno.

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutora em Pedagogia pela Universidade de Bielefeld, Alemanha, é professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, professora permanente do Programa de Mestrado em Educação Matematica da Universidade Federal de Pelotas. Foi pesquisadora Visitante do Instituto Max-Planck de História da Ciência, Berlin. Investiga em Educação Matemática, História e Diversidade Cultural. Integra o GHEMAT/BR

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Publicado

2019-07-09

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Artigos