Estratégias de alunos na utilização de objetos de aprendizagem na lousa digital num trabalho com álgebra

Marco Aurélio Kalinke, Bruna Derossi, Luciane Ferreira Mocrosky, Marcelo Souza Motta

Resumo


O presente estudo investigou as estratégias dos alunos na utilização de um objeto de aprendizagem (OA) chamado Balanza Algebraica na lousa digital (LD) e as relacionou com as estratégias utilizadas na resolução de problemas, com lápis e papel, que envolviam a resolução de equações do primeiro grau. A exploração das formas de resolução quando do uso de lápis e papel foram buscadas na literatura, enquanto os dados sobre as formas de resolução da LD foram levantados em pesquisa de campo, realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular de Curitiba – PR. Os resultados obtidos revelaram que nos dois casos há diferenças significativas. Quando os alunos trabalharam com o OA na LD houve a presença da interação e da interatividade e as estratégias são mais próximas de procedimentos algébricos, se comparadas às utilizadas quando resolvem os problemas com lápis e papel, nos quais se observou a predominância de procedimentos numéricos.


Palavras-chave


Educação Matemática; Objetos de aprendizagem; Lousa digital; Ensino de álgebra; Estratégias

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e58860

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