Um experimento de ensino sobre periodicidade: fatores relevantes para a aprendizagem

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e61915

Resumo

Neste artigo discutimos um experimento de ensino que versou sobre periodicidade de funções trigonométricas e foi aplicado a dezesseis estudantes do primeiro ano de um curso de licenciatura em matemática. Uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA, baseada em Simon e Tzur, foi desenhada contemplando o mecanismo cognitivo centrado na relação atividade-efeito, a partir da ideia de abstração reflexiva, de Piaget. Na pesquisa qualitativa, com elementos do Design Based Research, investigamos como a tarefa matemática promoveu a aprendizagem dos estudantes. Destacamos como os licenciandos utilizaram applets no software GeoGebra e como caracterizaram as funções em estudo e seus respectivos períodos utilizando as linguagens analítica e geométrica. Os resultados indicaram que houve coordenação de registros enquanto os licenciandos modificaram parâmetros das expressões algébricas das funções e os relacionavam com os períodos das mesmas. Identificamos fatores relevantes para a aprendizagem propiciadas pelo experimento de ensino, os quais explicaram a relação entre a aprendizagem conceitual e as tarefas matemáticas propostas na THA. Concluímos que o mecanismo ofereceu uma estrutura para os licenciandos pensarem e avançarem na aprendizagem conceitual.

 

 

Biografia do Autor

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Universidade Anhanguera de São Paulo, Universidade Norte do Paraná

 Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (1973) e Pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1985), com habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional. É mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Anhanguera de São Paulo e Vice-coordenadora do Comitê de ética em Pesquisa da UNIAN/SP. Avaliadora de cursos de graduação (CEESP) desde 2008.Tem experiência na área de Educação, tendo participado de diversos projetos de formação de professores e de gestores escolares. Coordenou projeto financiado pela Capes no Programa Observatório da Educação.Na área de Educação Matemática tem atuado em tecnologia educacional - principalmente na formação de professores que ensinam matemática e na educação científica e tecnológica.

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Publicado

2019-07-09

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Artigos