Ensinar Estatística: uma revisão sistemática sobre a formação do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62746

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as publicações científicas a respeito da formação do professor da Educação Básica para o ensino de estatística no cenário mundial. Para tanto, recorreu-se a uma revisão sistemática da literatura, tendo como base a Methodi Ordinatio, a qual permite a ordenação das publicações por relevância. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados: Science Direct, Scielo, Scopus e Web of Science. Para esta análise foram considerados os 15 trabalhos mais relevantes, conforme a classificação dada pelo InOrdinatio. Os resultados dão indícios de que os professores da Educação Básica precisam de conhecimentos que envolvem o currículo, o conteúdo, as estratégias de raciocínio dos estudantes, o contexto e metodologias que favoreçam as práticas em estatística.

Biografia do Autor

Cristiane de Fatima Budek Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Caroline Subirá Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Referências

Costa, J. M.; Pinheiro, N. A. M.; Costa, E. (2016). A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência & Educação (Bauru), 22(2), 505–522. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n2/1516-7313-ciedu-22-02-0505.pdf

Estrella, S. (2016). Comprensión de la media por profesores de educación primaria en formación continua. Revista electrónica de investigación educativa, 18(1), 13–22. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1607-40412016000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=pt

Frischemeier, D., & Biehler, R. (2018). Preservice teachers comparing groups with tinkerplots: an exploratory laboratory study3, 26. Statistics Education Research Journal, 17(1), 35-60. Recuperado de http://www.stat.auckland.ac.nz/serj

Garfield, J., & Everson, M. (2009). Preparing Teachers of Statistics: A Graduate Course for Future Teachers. Journal of Statistics Education, 17(2), null-null. https://doi.org/10.1080/10691898.2009.11889516-x

Garfield, J. B., & Gal, I. (1999). Assessment and Statistics Education: Current Challenges and Directions. International Statistical Review, 67(1), 1–12. https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.1999.tb00377

Gould, R., Bargagliotti, A., & Johnson, T. (2017). An Analysis of Secondary Teachers’ Reasoning with Participatory Sensing Data. Statistics Education Research Journal, 16(2), 305–334. Recuperado de https://eric.ed.gov/?id=EJ1162357

Green, J. L. (2018). Introductory statistics: preparing in-service middle-level mathematics teachers for classroom research. Statistics Education Research Journal, 17(2), 216–238. Recuperado de http://www.stat.auckland.ac.nz/serj

Groth, R. E. (2007). Toward a Conceptualization of Statistical Knowledge for Teaching. Journal for Research in Mathematics Education, 38(5), 427–437. https://doi.org/10.2307/30034960

Jacobbe, T. (2012). Elementary school teachers’ understanding of the mean and median. International Journal of Science and Mathematics Education, 10(5), 1143–1161. https://doi.org/10.1007/s10763-011-9321-0

Jacobs, V. R., Lamb, L. L. C., & Philipp, R. A. (2010). Professional Noticing of Children’s Mathematical Thinking. Journal for Research in Mathematics Education, 41(2), 169–202. Recuperado de https://www.jstor.org/stable/20720130

Justice, N., Zieffler, A., Huberty, M. D., & delMas, R. (2018). Every rose has its thorn: secondary teachers’ reasoning about statistical models. ZDM, 50(7), 1253–1265. https://doi.org/10.1007/s11858-018-0953-1

Leavy, A., & O’Loughlin, N. (2006). Preservice Teachers Understanding of the Mean: Moving Beyond the Arithmetic Average. Journal of Mathematics Teacher Education, 9(1), 53–90. https://doi.org/10.1007/s10857-006-9003-

Lopes, C. E. (2013). Educação Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, 27(47), 901–915. Recuperado de http://ojs-teste.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8285

Nóvoa, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Educa: Lisboa.

Pagani, R. N., Kovaleski, J. L., & Resende, L. M. (2015). Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, 105(3), 2109–2135. https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x

Pfannkuch, M., Regan, M., Wild, C., & Horton, N. J. (2010). Telling Data Stories: Essential Dialogues for Comparative Reasoning. Journal of Statistics Education, 18(1), null-null. https://doi.org/10.1080/10691898.2010.11889479

Roseth, C. J., Garfield, J. B., & Ben-Zvi, D. (2008). Collaboration in Learning and Teaching Statistics. Journal of Statistics Education, 16(1), null. https://doi.org/10.1080/10691898.2008.11889557

Shulman, L. S. (1986). Those who unsderstand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Vetten, A. de, Schoonenboom, J., Keijzer, R., & van Oers, B. (2018). The development of informal statistical inference content knowledge of pre-service primary school teachers during a teacher college intervention. Educational Studies in Mathematics, 99(2), 217–234. https://doi.org/10.1007/s10649-018-9823-6

Wild, C.J. & Pfannkuch (1999). Statistical Thinking in Empirical Enquiry (with discussion). International Statistical Review, 67(3), 223-265.

Witterholt, M., Goedhart, M., & Suhre, C. (2016). The impact of peer collaboration on teachers’ practical knowledge. European Journal of Teacher Education, 39(1), 126–143. https://doi.org/10.1080/02619768.2015.1109624

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística