Constituição dos saberes da formação profissional no curso de licenciatura em Matemática para o ensino de estatística
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62793Resumo
O objetivo deste presente artigo é apresentar as contribuições da oferta de um Projeto de Ensino de Estatística para a Educação Básica na formação inicial de professores de Matemática para a constituição dos saberes da formação profissional. O Projeto de Ensino de Estatística foi ofertado na modalidade presencial com carga horária total de 36 aulas de 50 (cinquenta) minutos cada, utilizadas para leitura de textos na área da Educação Estatística, realizar tarefas estatísticas, construir/analisar materias didáticos para o ensino de Estatística e Probabilidade, as competências estatísticas e o seu desenvolvimento na Educação Básica, realização de projetos de investigação estatística, confecção do memorial e narrativas de aprendizagem. Para a análise dos dados pautou-se na análise textual discursiva, que, permitiu categorizar os dados e interpretá-los de acordo com as falas dos licenciandos. Analisa-se a subcategoria Saberes provenientes da formação profissional e as suas unidades: saberes pedagógicos do conteúdo; saberes das ciências da educação/conhecimento de teorias e princípios educacionais e saberes do contexto educacional. As análises indicaram que os licenciandos demonstram conhecer formas de como abordar a Estatística e Probabilidade na Educação Básica e fazem referência ao contexto escolar. Definem e indicam aproximações das teorias pertencentes à Educação Estatística com o ensino e a aprendizagem.
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