Metapesquisa no campo da Educação Estatística com foco na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62798

Resumo

O presente artigo tem como propósito identificar e compreender como se apresentam a produção da pesquisa em Educação Estatística que tem como foco o ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa e que se utilizou dos princípios de uma metapesquisa a partir do levantamento dos trabalhos publicados nos anais de 04 eventos da área da Educação Matemática: i) Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM); ii) Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); iii) Congresso Internacional de Ensino de Matemática (CIEM); e iv) Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT). Após leitura atenciosa do título, resumo e palavras-chave encontramos um universo de 172 trabalhos no campo da Educação Estatística. Desses, apenas 10 (dez) trabalhos contemplaram a Educação de Jovens e Adultos e passaram a constituir nosso corpus de pesquisa. Foram definidas seis categorias a priori para análise: (a) sobre as instituições; (b) sobre autorias; (c) método e instrumentos de produção de dados; (d) sobre os aportes teóricos; (e) conteúdo abordado e; (f) o papel do estudante da EJA na pesquisa. Os resultados apontam que os textos analisados apresentam uma variedade de temáticas. Frente a essa compreensão revela-se que a pesquisa em Educação Estatística continua buscando e apresentando argumentos, novas metodologias e propostas didáticas de ensino que justifiquem a sua utilização em sala aula.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA

Doutorando em Educação pela UFBA. Professor Assistente da área temática Educação Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, PA.

Ilvanete dos Santos de Souza, UFBA

Doutoranda em Educação pela UFBA.

Américo Junior Nunes da Silva, UNEB

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística